77 MUNICÍPIOS DE ALAGOAS PEDEM DECRETO DE EMERGÊNCIA POR CONTA DA SECA (GN - AL)

Número corresponde a quase o dobro das solicitações feitas no ano de 2016. Em Viçosa, sistema de abastecimento encontra-se em colapso.


77 municípios alagoanos solicitaram ao governo do estado o decreto de situação de emergência por conta da seca. Destes, 43 já tiveram o pedido reconhecido. Esse número é quase o dobro em relação as solicitações feitas no ano passado.


Em Viçosa, a 96 km da capital, os rios estão quase secos e alguns moradores não veem água na torneira há meses. Os moradores caminham por quilômetros com latas na cabeça para buscar água nas poças que ainda restam dos leitos praticamente secos.

O pouco de água é disputado pelas lavadeiras. Os moradores fazem plantão na porta de casa esperando o único carro-pipa do município passar e fazem fila quando ele para.

O barbeiro Edson da Silva chegou atrasado e encontrou o carro-pipa vazio. "Vai faltar água para cozinhar e beber. A gente bebe dessa água. Quem tem condições compra água mineral, quem não, bebe dessa mesmo. Falta água para o banho e para todo o consumo dentro de casa", reclama.

Com as barragens secas e assoreadas a estação de tratamento do município de vIçosa trabalha com apenas 10% da capacidade.

O diretor-geral do Serviço Autônomo de Água e Esgoto (Saae) de Viçosa, José Maria Loureiro, conta que a estação leva 8 dias para juntar água suficiente para abastecer a cidade por apenas 4 horas. "Não tem uma solução. Só esperar o todo poderoso que mande chuva para que a gente tenha uma melhora", diz.

O município decretou situação de emergência e já solicitou verba ao governo federal para a compra de carros-pipa e a perfuração de novos poços. Mas a dificuldade está em convencer a população a economizar água.

O coordenador da Defesa Civil de Viçosa, Alan Peixoto, explica que os moradores continuam lavando calçadas e usando bombas de água. "Fazemos um apelo para que a população não use bombas domésticas, porque isso atrapalha o fornecimento em partes mais altas. Também fazemos um apelo para que o pessoal não desperdice água, no sentido de lavar calçada ou lavar a casa", pede o coordenador.

Seca

Já são seis anos com chuvas abaixo da média em Alagoas e a situação só se agrava. A Defesa Civil do estado fez um estudo pluviométrico e das perdas agrícolas e constatou 77 municípios com cenário hídrico considerado muito crítico. No ano passado, foram 40.

"A Defesa Civil está atenta e está decretando agora situação de emergência para que os benefícios possam chegar, tanto os recursos do governo do estado como do governo federal", explica o coordenador estadual da Defesa Civil, major Moisés Melo.

Matéria em vídeo AQUI.

Por: G1 

Nenhum comentário: