TREMOR DE TERRA CHEGA A 4,7 NA ESCALA RICHTER E ATINGE CIDADES DO MARANHÃO E PIAUÍ (GN - MA E PI)

Foto: G1


O terremoto sentido em Teresina foi registrado pelo Observatório Sismológico da Universidade de Brasília e chegou a 4,7 graus na escala Richter. O epicentro ocorreu em Belágua (MA), a 90 km de São Luís (MA) e 230 km de Teresina (PI).


O geógrafo Luis Jorge Dias, da Universidade Estadual do Maranhão (UEMA), disse que o terremoto registrado na manhã desta terça (3) foi o maior da história do Nordeste. Segundo ele, é provável que novos tremores imperceptíveis ocorram nos próximos dias, mas que a bacia sedimentar do Parnaíba não é totalmente conhecida pelos especialistas e pode apresentar abalos sísmicos de maior intensidade.

Segundo ele, os tremores de maior impacto já registrados na região ocorreram em 1994, atingindo 4,2 graus na escala Richter. Hoje, o tremor atingiu 4,7 no epicentro do abalo, na cidade de Belágua (MA). Em Teresina, segundo ele, o impacto deve ter atingido 4,5 graus. 

"No último século, registramos de cinco a seis impactos de intensidade mais notória na região, mas nada dessa magnitude. Podemos dizer que é o maior da história do Nordeste. Não é algo que apresente riscos em larga escala à vida da população, mas pode haver novos tremores, provavelmente não perceptíveis", disse. 

Quanto a possíveis falhas na bacia do Parnaíba, ele declarou que a situação geológica ainda é desconhecida. Assim, é possível que a acomodação das placas tectônicas, pelos abalos secundários, sejam sentidos de forma diferenciada no Piauí. 




Por: Cidade Verde

Nenhum comentário: