POR QUE VOCÊ DEVERIA PARAR DE CUTUCAR SEUS OUVIDOS COM COTONETE (GN - SAÚDE)

Veja


Me causa aflição só de pensar na sensação que dá quando coloco um cotonete para explorar meu canal auditivo. Mas esse prazer cheio de culpa é sempre seguido por um lembrete irritante, quase como um sussurro de uma mãe preocupada com o filho pequeno que enfia de tudo no ouvido. Bem, os cientistas decidiram amplificar esse sussurro.


A American Academy of Otolaryngology—Head and Neck Surgery Foundation publicou uma série de orientações atualizadas sobre como lidar com a cera de ouvido. As recomendações não possuem muitas surpresas, mas te darão uma preocupação a mais: cutucar seu ouvido com cotonete frequentemente pode causar impactação de cera, que é basicamente como se você estivesse com o nariz entupido, só que no ouvido.

A cera de ouvido, também conhecida como cerúmen, é um muco que serve para lubrificar o interior das suas orelhas e prender todas as partículas de sujeira que invadem a região. Geralmente, o corpo lida bem com o acúmulo de cera, fazendo com que ela circule para fora do ouvido, onde se acumula por conta própria e gera mais células de pele, de acordo com o relatório.

Se esse processo foi quebrado, no entanto, a cera pode acumular nos ouvidos, dificultando a audição ou resultando em uma sensação de entupimento. Cerca de 10% das crianças e 5% dos adultos sofrem desse problema, com números mais elevados entre as pessoas mais velhas ou com atrasos de desenvolvimento. Novos dados sobre a impactação do cerúmen motivaram a publicação das novas recomendações.

O relatório pode ser resumido assim:

• Não limpe muito os seus ouvidos;

• Não coloque pequenos objetos, como cotonetes, em seu ouvido. Eles podem empurrar a cera para dentro do canal, tornando a impactação pior e irritando o sistema;

• Vá ao médico se tiver sintomas como dor de ouvido, perda de audição ou sensação de entupimento que talvez não tenha a ver com a cera do ouvido;

• Se você estiver sofrendo com o acúmulo de cera, pergunte ao seu médico quais são as maneiras mais seguras de tratar o problema;

• Nunca tente nenhuma técnica alternativa que envolva acender uma vela perto do seu ouvido e esperar que a cera derreta. Não faz nenhum sentido e você pode acabar com parafina dentro do seu ouvido.

No geral, você precisa lembrar que a cera de ouvido pertence aos seus ouvidos, e se você tiver algum problema com o acúmulo, vá ao médico para que ele possa removê-la manualmente. E vida que segue.

Imagem: Getty
Por: Gizmodo

Nenhum comentário: