PESQUISADORES DESCOBREM MECANISMOS QUE CAUSAM VERSÃO 'TURBINADA' DA TPM (GN - SAÚDE)

O Transtorno Disfórico Pré-menstrual afeta de 2% a 5% das mulheres em idade reprodutiva e é mais forte que a Tensão Pré-menstrual, reação muito mais comum.


Pesquisadores dos Institutos Nacionais de Saúde dos Estados Unidos (NIH) descobriram os mecanismos moleculares que podem causar o Transtorno Disfórico Pré-menstrual, uma versão "turbinada" da Tensão Pré-menstrual (TPM).


Tal transtorno afeta de 2% a 5% das mulheres em idade reprodutiva nos dias que antecedem a menstruação. Ele causa irritabilidade, tristeza e ansiedade, assim como a TPM, mas de forma mais intensa.

“Nós encontramos um gene suspeito de ter uma expressão desregulada. 

Isso aumenta a evidência de que o Transtorno Disfórico Pré-menstrual é um distúrbio e uma resposta da célula ao estrogênio e progesterona”, disse Peter Schmidt, do NIH. “Aprender mais sobre esse complexo genético mantém a esperança de melhorar o tratamento de tais distúrbios do humor”, completou.

Schmidt e seus colegas publicaram os resultados dos estudos nesta terça-feira (3), na revista “Molecular Psychiatry”.

“Este é um grande momento para as mulheres, porque demonstra que aquelas afetadas pelo Transtorno Disfórico Pré-menstrual têm uma diferença intrínseca no seu aparelho molecular em resposta aos hormônios sexuais”, disse David Goldman, outro autor da pesquisa.

Por: Bem Estar (Globo)

Nenhum comentário: