ALFREDO GASPAR MENDONÇA É EMPOSSADO COMO PROCURADOR GERAL DE JUSTIÇA DE ALAGOAS (GN - AL)

Para ele, o maior desafio à frente do Ministério Público será se antecipar aos atos de corrupção/Foto: Eduardo Almeida


O promotor de Justiça Alfredo Gaspar de Mendonça tomou posse, na tarde desta segunda-feira (2), durante cerimônia realizada no Centro de Convenções, no bairro de Jaraguá, em Maceió, como o novo procurador-geral de Justiça de Alagoas. À imprensa, o novo procurador-geral afirmou que o fortalecimento do Ministério Público Estadual (MPE/AL) e o combate à corrupção serão os principais focos da sua gestão.


"O maior desafio nos tempos atuais é se antecipar aos atos de corrupção para atingir o objetivo principal que é a correta aplicação das políticas públicas. O Ministério Público vai tratar das questões com muita seriedade. Iremos trabalhar para que todos os processos em andamento sejam finalizados por meio das provas", afirmou o novo procurador-geral, que fica no cargo pelos próximos dois anos, entre 2017 e 2018. 

Ao conversar com os jornalistas antes de ser empossado no cargo, Alfredo Gaspar ressaltou o seu carinho especial pelo trabalho do Grupo Estadual de Combate às Organizações Criminosas (Gecoc), destacando que não fará mudanças na equipe atual de promotores que integra o grupo. 

"O Gecoc é a menina dos meus olhos, mas eu tenho que fortalecer o Ministério Público como um todo. Esta é uma instituição plural e eu tenho que abraçar todas as atuações e tratá-las, cada uma, como prioridade. O Gecoc permanece o mesmo desde que eu lá estava. São promotores muito capazes, dedicado e discretos, que fazem um trabalho comum em prol do bem comum. Não farei nenhuma mudança, pelo contrário, irei fortalecer a atuação do Grupo de Combate ao Crime. É um novo desafio, mas eu tenho homens e mulheres capacitados ao meu lado", falou. 

Sobre a limitação de recursos para o MPE, apontada pelo até então procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, como o principal entrave de sua gestão, Gaspar lembrou que o governador Renan Filho concedeu este ano ao Ministério Público o maior reajuste entre os duodécimos do estado. Diante disso, declarou que este fator não deve prejudicar a atuação do MPE/AL. 

O até então procurador-geral de Justiça, Sérgio Jucá, falou sobre os avanços alcançados pelo Ministério Público enquanto esteve à frente da instituição. "Houve avanços e conquistas institucionais. O Ministério Público, como legítimo defensor da sociedade, não se intimidou e caçou as aves de rapina que devoram o erário e procede altaneiro agora na gestão de Alfredo Gaspar de Mendonça", falou. 

Agora, Sérgio Jucá assume o cargo de procurador-geral adjunto judicial, a convite de Alfredo Gaspar.  

O governador Renan Filho (PMDB) marcou presença durante a solenidade e disse que o Ministério Público está me boas mãos, ressaltando o trabalho desempenhado por Alfredo Gaspar à frente da Segurança Pública de Alagoas. "O Alfredo é um alagoano capaz, que terá um grande desafio pela frente. Desejo boa sorte e sei que ele vai fazer um bom trabalho", disse. 

Entre as autoridades que prestigiaram a posse do novo procurador-geral de Justiça, estavam o prefeito Rui Palmeira (PMDB), os deputados Ronaldo Lessa e João Henrique Caldas; o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, João Azevedo Lessa, além de secretários de estado, do presidente do Instituto Arnon de Mello (IAM), Carlos Mendonça, e do diretor-executivo da Organização Arnon de Mello (OAM), Luís Amorim.

Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: