O QUE VOCÊ DEVE SABER SOBRE O FIES 2017 (GN - EDUCAÇÃO)

Veja


A possibilidade de ingressar no ensino superior é realidade para muitos por conta do Fies. 


Com o financiamento de 100%, Ana Carolina Queiroz pôde mais: continuar a estudar. Ela usou o Fundo para garantir os dois últimos anos de estudo. Formada em 2015 em psicologia, ela trabalha na área e está atrelada ao débito mensal até 2020. "Procurei o Fies para correr com o curso e não ficar atrás. Se eu não tivesse financiado, teria demorado mais pra me formar. Serviu para eu terminar minha faculdade sem eu ficar preocupada em pagar enquanto eu ainda era estagiária", disse. Os estudantes que querem se inscrever para o Fies 2017 e usar o fundo para o primeiro semestre do ano devem ficar atentos às datas do processo seletivo, que tem início no fim de janeiro. O programa, gerenciado pelo Ministério da Educação, é gratuito e feito exclusivamente pela internet.

Quem pode se inscrever? O futuro graduando deve ter feito o Enem. As notas são válidas a partir de 2010 e o estudante tem que ter alcançado média igual ou maior do que 450 pontos nas provas e superior a zero na redação.A renda bruta familiar por mês tem que ser comprovada. O valor aprovado é de até dois salários mínimos e meio por pessoa. No processo não há espaço para dúvidas. O candidato só pode inscrever uma opção de curso e de turno. O sistema disponibiliza quais são as instituições participantes.

Quais documentos são necessários? No formulário online, o requerente informa o CPF, data de nascimento e e-mail. É pelo endereço online que o MEC entra em contato. São pedidos os nomes de todos os membros da família, com as datas de nascimento, CPF dos maiores de 14 anos e é nesse momento que a renda bruta mensal é solicitada.

Foi aprovado, e agora? Os que foram pré-selecionados terão seus nomes divulgados na página do Sistema de Seleção. Passada a primeira etapa, devem concluir a inscrição online em até cinco dias corridos. A partir desse momento, as informações devem ser validadas na instituição de ensino escolhida. Ao final, os estudantes se apresentam ao agente financeiro, Caixa Econômica Federal ou Banco do Brasil para formalizar o contrato de financiamento.

Não foi aprovado, que fazer? Esperar. E ficar de olho no preenchimento das vagas que não forem preenchidas.

Quanto vou pagar no final das contas? A taxa de juros é de 6,5% ao ano e a dívida só começa a ser cobrada um ano e meio depois da conclusão. O período de amortização é três vezes maior do que a duração do curso. Ou seja, quem faz uma graduação de cinco anos, por exemplo, paga parcelas mensais ao longo de 15 anos.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: