HAROLDO ALMEIDA - DESAFIOS AMBIENTAIS EM DELMIRO GOUVEIA/AL E CIDADES VIZINHAS (GN - OPINIÃO)

*Confira


Todos os municípios têm desafios, e isso não é novidade, e a questão ambiental é um tema novo para a realidade, acaba no final de 2016 se tornando destaque para a cidade de Delmiro Gouveia e suas circunvizinhas, do sertão de Alagoas, com ação de Fiscalização Preventiva Integrada – FPI que indicou inúmeros casos de degradação ao meio ambiente, situações absurdas desde cemitério de placentas dentro de unidade hospitalar, até quase 100 hectares de desmatamento do bioma caatinga.


Não falando dos problemas, mas sim dos desafios e soluções, hoje temos a necessidade de estruturar o sistema municipal de meio ambiente que contemple todas as áreas do município. Nesta estrutura tenha o prefeito como o líder, seguindo pelo Conselho Municipal de Meio Ambiente, uma secretaria exclusiva para a questão ambiental trabalhando como eixos de atuação, que passa por áreas de: Planejamento, monitoramento, controle e fiscalização; ação e preservação; educação ambiental; recursos naturais e energia; e gerenciamento de resíduos: sólidos, líquidos e gasosos. Outro ponto que complementa o sistema é o Fundo Municipal de Meio Ambiente e Recursos Hídricos, uma ferramenta fundamental para cada unidade administrativa municipal instituir o seu licenciamento ambiental.

Esta incumbência vem do fato de termos que atender às demandas da sociedade, no município, em todas as áreas, com um olhar diferenciado, sério e coerente, que preze a qualidade ambiental, não só para nós, mas para as gerações futuras.

A gestão municipal ideal tem uma atuação eficiente e abrangente, orientando a todos como se portar referente as questões ambientais. Atualmente a justificativa de que não tinha o conhecimento das Leis ambientais não se cabe neste contexto, então o ideal é agora ver os meios, mecanismos e passos para adequar à todos as exigências legais.

O meio ambiente é tudo que está em nossa volta, vale entender que nós somos o meio ambiente. O papel da sociedade humana, como espécie mais inteligente, é fazer com que todo o ecossistema seja preservado, e se desenvolva em equilíbrio, quanta é a nossa responsabilidade.

*Haroldo Oséias de Almeida é morador de Delmiro Gouveia/AL e é ambientalista

Publicado no Jornal Gazeta de Alagoas

Nenhum comentário: