FISCALIZAÇÃO DA FPI DESCOBRE ESGOTO SENDO JOGADO NO RIO SÃO FRANCISCO EM PIRANHAS/AL (GN - SERTÃO DE ALAGOAS)

Veja


A Fiscalização Preventiva Integrada do Rio São Francisco da Tríplice Divisa (FPI), através da equipe de saneamento básico, flagrou um esgoto a céu aberto sendo despejado diretamente no Rio São Francisco, na orla do município de Piranhas, Sertão de Alagoas. O Ministério Público Federal notificará a prefeitura da cidade para solucionar rapidamente a situação.


O esgoto está localizado no pequeno porto de onde partem os catamarãs que levam turistas para conhecer o Velho Chico. Segundo os técnicos da Fiscalização, o despejo vem da parte histórica da cidade, conhecida como “Piranhas Velha” e é formada por centenas de casas e muitas pousadas.

“São dejetos que vem do centro histórico de Piranha, onde estão situadas casas e muitos empreendimentos turísticos. Isso significa que é uma esgoto com uma quantidade grande de dejetos não tratados e que está indo direto para o São Francisco. É um descaso com o rio, que é usado em benefício próprio pela Prefeitura, uma vez que o município que vive da exploração desse curso d’água. É um descaso total com o meio-ambiente”, declarou a coordenação da equipe.

O Ministério Público Federal irá notificar a prefeitura para que uma solução rápida seja encontrada. “Desta maneira não vai continuar. É um flagrante desrespeito ao rio e ao cidadão. Todo meio ambiente vem sendo agredido a olhos vistos”, disse o promotor Manuel Antônio da Silva.

Ele adiantou que a prefeitura será notificada para comparecer ao Ministério Público Federal e explicar os motivos de deixar um esgoto in natura ser jogado no rio. “Primeiro vamos ter essa conversa. Entretanto, a prefeitura terá que apresentar a resolução dessa grave questão. Caso isso não aconteça, iremos tomar as medidas legais para essa solução ser a mais breve possível”, informou.

Por: ASCOM MPE/AL

Nenhum comentário: