EM 2015, ALAGOAS CONTABILIZOU O 2º PIOR ÍNDICE DE FREQUÊNCIA ESCOLAR NO ENSINO MÉDIO (GN - AL)

Pesquisa divulgada pelo IBGE nesta sexta-feira mostra que apenas 41% dos estudantes matriculados mantiveram assiduidade durante ano letivo/Arquivo


Dados da Síntese de Indicadores Sociais (SIS) mostram que Alagoas possui o segundo pior índice de frequência escolar do país, entre os jovens, com idades entre 15 e 17 anos, do ensino médio. Com 41% da taxa líquida de frequência, Alagoas supera apenas o estado de Sergipe, que registrou 35,8%. 


A pesquisa foi divulgada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatísticas (IBGE) nesta sexta-feira (02). O levantamento é fruto de colheita de dados junto ao Ministério da Educação (MEC), relativos ao ano de 2015.

Segundo a pesquisa, o índice está abaixo da média nacional (59,1%) e da média de todas as cinco regiões, a exemplo da região Norte, que detém a menor taxa do país, tendo registrado 49,5% - a média no Nordeste é de 50%.

Outro dado preocupante diz respeito à frequência de estudantes matriculados em cursos do ensino superior. Neste quesito, Alagoas figura entre as cinco piores médias nacionais, com apenas 13,1%, ficando à frente apenas dos estados do Maranhão (10,4%), Piauí (11,2%), Pará (11,6%) e Bahia (11,8%). Neste item, a região Nordeste registra a pior média do Brasil, com 13,5%.

Em Alagoas, o nível de frequência escolar só melhora quando analisado o perfil do estudante do ensino fundamental, que compreende alunos com idades entre 6 e 14 anos. Apesar de seguir entre os piores índices - ocupa a 25ª posição do ranking nacional -, o estado obteve taxa de 91,9%, distante apenas 5,4% do estado com melhor média no país, o Paraná, com 97,3%.

A Gazetaweb manteve contato com a assessoria da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), que se comprometeu em divulgar, em breve, um pronunciamento oficial da pasta sobre a pesquisa.

Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: