APLICATIVO BRASILEIRO PROMETE AJUDAR NO TRATAMENTO DA ANSIEDADE (GN - SAÚDE)

Veja


Pense bem, qual seu maior medo? Contrair uma doença, andar de avião, ir ao dentista ou falar em público? Se você escolheu a última opção, saiba que não está sozinho. Esse é um dos maiores temores da humanidade – maior até que o próprio medo de morrer. 


O número de pessoas nem sempre importa, encarar uma plateia enorme ou um pequeno grupo de pessoas para apresentar as suas ideias não é uma missão simples. Aliás, interagir e se comunicar é uma tarefa nada fácil. Recentemente, o Pew Research Center perguntou a mais de 3 mil pessoas quais são as habilidades necessárias para uma criança se desenvolver nos dias de hoje e 90% dos entrevistados respondeu “capacidade de comunicação”. 

Pensando nisso, nas limitações da vida de alguém com fobia social e nos inúmeros casos que atendia em seu consultório, o psiquiatra brasileiro José Hamilton Vargou criou, em parceria com o desenvolvedor Diego Dotta, o Youper – um aplicativo para ajudar pessoas com problemas de ansiedade, timidez e fobia social. O gadget foi construído com base em pesquisas de Terapia Cognitivo Comportamental, uma das vertentes psicológicas mais eficazes no tratamento de ansiedade, e está disponível em inglês e português em versões para Android e IOS com planos semanais de R$25. 

Ao contrário da maioria dos apps do gênero, o Youper não é uma conversa de chat em que a pessoa conta seus medos e recebe o retorno de um profissional. Afinal, partindo do pressuposto de que você baixou algo para superar sua dificuldade em se comunicar, a última coisa que você deseja é, de fato, falar com alguém, não é mesmo? Por isso, ele funciona como uma plataforma personalizável em que cada um é testado e estimulado através de dicas e tarefas para bater de frente com suas frustrações.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: