ÁLCOOL CONCENTRADO É VENDIDO MESMO PROIBIDO (GN - BRASIL)

Veja


Quase 15 anos após uma resolução da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que proíbe a comercialização de álcool líquido concentrado no país, o produto continua sendo vendido livremente. 


Por causa do risco elevado de queimaduras, a venda para o público em geral foi proibida em 2002. O produto mais concentrado do que aquele de uso doméstico é para uso hospitalar e em indústrias. No entanto, mesmo com a restrição, o álcool conhecido como 96 GL ainda pode ser encontrado facilmente. 

Enquanto isso, dados do Ministério da Saúde mostram que um milhão de pessoas sofrem queimaduras por ano no país. Do total, 30% dos casos são graves e deixam sequelas nas vítimas. Segundo o médico responsável pela unidade de queimados do Hospital das Clínicas de São Paulo, Davi Gomes, os acidentes, na maioria das vezes, são domésticos. 

Ele atesta que as queimaduras provocadas pelo álcool são bastante comuns. Em nota, a Anvisa informou à Rádio Bandeirantes que há uma proposta de vetar totalmente do mercado de álcool com concentração acima de 72%. A medida valeria até mesmo para os usos industrial e hospitalar. Não há, no entanto, prazo para que a medida entre em vigor.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: