ALAGOAS TEM SEGUNDA MAIOR QUEDA DO PAÍS EM NÚMERO DE PESSOAS QUE USAM CELULAR (GN - AL)

É o que revela pesquisa do IBGE; recepção de sinal de TV digital também é baixa/Foto: Paulo Chiari (EPTV)


O número de pessoas que usam aparelhos celulares em Alagoas caiu 4,4%, de 2014 para 2015, conforme revela o Suplemento da Pesquisa Nacional por Amostras de Domicílios 2015: Acesso à Internet e à Televisão e Posse de Telefone Móvel Celular para Uso Pessoal, divulgada nesta quinta-feira (22), pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). Segundo o levantamento, o estado apresentou a segunda maior queda do País em relação à posse deste equipamento.


Em 2014, conforme a pesquisa Pnad, o percentual de pessoas em Alagoas que tinham aparelhos celulares estava em 71,6%; no entanto, no ano seguinte, o índice reduziu para 67,2%. Amapá e Amazonas, com diminuição de 5,8% e 2,9%, respectivamente, são as outras unidades da Federação que também se destacaram com quedas no quantitativo de pessoas com posse do equipamento para uso pessoal.

O estado com o maior percentual de pessoas com telefone celular foi, em 2015, o Distrito Federal (90,7%), seguido por Goiás (87,0%) e Mato Grosso do Sul (86,7%), todos localizados na Região Centro-Oeste. Por outro lado, os menores percentuais encontravam-se no Maranhão (54,7%) e Pará (64,5%). As Unidades da Federação onde houve maior aumento da posse desse equipamento, entre 2014 e 2015, foram Piauí (1,9 ponto percentual) e Mato Grosso do Sul (1,5 ponto percentual).

Sinal digital

A pesquisa mostrou que 24,7 dos domicílios de Alagoas tinham recepção de sinal digital de TV aberta em 2015, sendo o segundo percentual mais baixo do Brasil, ficando à frente, apenas, do estado do Tocantins, que apresentou 21,5% das residências apresentando esta tecnologia.

Quanto à posse de tablets, Alagoas aparece com 9,8% dos domicílios usando este tipo de aparelho. O índice é bem inferior à média brasileira (16,3%). O Distrito Federal é a unidade com maior quantitativo de domicílios apresentando este equipamento (30,2%).

Em 2015, apenas 6,4% dos domicílios de Alagoas utilizavam internet somente por meio do microcomputador. Este percentual é bem abaixo dos 41,9% que usavam a rede por intermédio de aparelhos celulares ou tablets. A média do Brasil é de 7% (para internet por microcomputador) e 29,5% (para outros equipamentos eletrônicos).

A Pnad é divulgada e preparada pelo IBGE, mas é o resultado de um convênio com o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações. 

Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: