UFAL DENUNCIA À POLÍCIA AMEAÇAS A ESTUDANTES QUE OCUPAM CAMPUS EM DELMIRO GOUVEIA/AL (GN - SERTÃO DE ALAGOAS)

Vice-reitor da instituição foi informado por grupo de manifestantes sobre intimidação por homem armado/Cortesia


O vice-reitor no exercício da Reitoria da Universidade de Federal de Alagoas (Ufal), José Vieira, denunciou à Polícia Militar supostas ameaças feitas a estudantes que ocupam o Campus do Sertão, em Delmiro Gouveia/AL, como forma de protestar contra a PEC 241/55. Os ocupantes relataram que foram ameaçados, inclusive, por um homem que estaria armado com um revólver.  


De acordo com a assessoria da Ufal, o reitor havia programado uma visita ao campus, mas a agenda foi antecipada após os relatos de momentos de tensão e ameaças feitas por grupos ainda não identificados. Segundo a universidade, as ameaças foram relatadas em documento entregue formalmente ao vice-reitor, durante a visita ao campus, com os estudantes a solicitarem a divulgação dos fatos.

"(...) os estudantes afirmam ter sido xingados e registraram, inclusive, a presença de uma pessoa armada, que estaria acompanhada de outras duas, todas encapuzadas, que filmavam e arrancavam faixas e cartazes. Além sido, também teriam recebido telefonemas na madrugada do último domingo, com ameaças de confronto e violência física", diz a nota enviada pela Ufal.

A universidade informou também que repudia qualquer ameaça à segurança e à integridade física dos estudantes, "reafirmando o respeito à autonomia do movimento estudantil e à decisão expressa na Moção do Conselho Universitário Contrária à PEC 241/55", posicionando-se contrariamente "à qualquer ação coercitiva sobre os movimentos reivindicatórios estudantis e dos técnicos-administrativos que ora se desenvolvem nas instituições públicas de ensino".

Em Alagoas, já são 14 escolas ocupadas por centenas de estudantes, em protesto contra a Proposta de Emenda Constitucional (PEC) que fixa um teto de gastos públicos por até 20 anos, o que comprometeria investimentos em áreas consideradas essenciais, a exemplo da Educação. Os manifestantes são contrários, ainda, à proposta de reforma do ensino médio, também encaminhada pelo governo federal.

Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: