NOTÍCIA DE QUE ALAGOAS SERÁ ATINGIDA POR TSUNAMI É FALSA, ALERTA SEMARH (GN - AL)

Informação viralizou nas redes sociais e repercutiu entre os maceioenses/Google


A Secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) informou, nesta quinta-feira (3), que é falso o boato de que um tsunami atingiria a costa alagoana, no próximo dia 29 de novembro. A informação foi compartilhada por meio das redes sociais e viralizou entre os maceioenses. 


De acordo com o geólogo da Semarh, Wilton Rocha, o fenômeno natural acontece, geralmente, nas regiões do Oceano Pacífico e não no Atlântico - que banha a costa brasileira.

"O que acontece no Oceano Atlântico é o inverso do Oceano Pacífico. A placa tectônica da África se afasta da placa da América do Sul e não provoca qualquer tipo de choque. Ou seja, o que foi noticiado e disseminado sobre um alerta de emergência de um tsunami em Maceió é completamente falso", informou Wilton.

O meteorologista da Semarh, Vinicius Nunes Pinho, explicou que a notícia divulgada, assim como as imagens distribuídas nas redes, destoa o foco principal do trabalho dos órgãos que atuam na prevenção de desastres naturais no estado, como a Defesa Civil Estadual, o Corpo de Bombeiros e a Semarh.

"A prevenção de desastres naturais é um trabalho desenvolvido de forma séria e o Estado de Alagoas tem se valido desta ação no constante monitoramento de riscos contra a população. Notícias como as que estão sendo repercutidas não atentam para a nossa atual realidade", completou Vinicius.

Por: Pedro Ferro (Gazeta Web) com Assessoria

Nenhum comentário: