CIENTISTAS CRIAM REMÉDIO CONTRA DEPRESSÃO QUE FAZ EFEITO EM MINUTOS (GN - SAÚDE)

Veja


O Food and Drug Administration (FDA), órgão de controle americano, está analisando a liberação ao público de um spray nasal que combate a depressão em apenas alguns minutos. 


Denominada Esketamine, a droga passou positivamente por testes com pacientes com histórico de depressão e que não responderam a tratamentos convencionais. O estudo sobre o Esketamine foi publicado na revista científica Biological Psychiatry. Os 30 pacientes que ingeriram a droga apresentaram melhoras já nas duas primeiras horas, diminuíram os pensamentos suicidas e 67% deles apresentaram melhoras que se estenderam por até 35 dias. 

Entre os efeitos colaterais do medicamento estão a tontura e a sonolência. De acordo com o Curiosamente, o spray tem como foco pacientes em estágio avançado de depressão e que não respondem a outros antidepressivos. Os medicamentos convencionais atuam na produção de serotonina (considerado como o hormônio do humor e bem-estar); já o esketamine atinge a substância cerebral glutamato, responsável pela ligação entre células cerebrais (sinapses). 

“Essa droga funciona de uma maneira inovadora, em minutos, em vez de semanas", afirma o psiquiatra e psicofarmacologista da Universidade de Newcastle, Hamish McAllister-Williams, ao Daily Mail. O especialista afirma que ainda não se sabe como o efeito pode acontecer tão rapidamente. "Além de oferecer esperança para pacientes que já estão em tratamento, proporcionam abertura para novas pesquisas que ajudam a entender melhor a depressão”, conclui.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: