PRESO HÁ 8 ANOS, DETENTO DE ALAGOAS CHEFIAVA FACÇÃO CRIMINOSA NO NORDESTE (GN - AL)

José Ricardo era responsável pela facção em SE, BA, CE, PB, PE, e RN. Além dele, polícia prendeu outras 18 pessoas suspeitas de integrar o grupo/(Foto: Roberta Cólen/G1).


A polícia apresentou, nesta sexta-feira (21), a prisão de 19 pessoas suspeitas de integrar uma facção criminosa que age dentro e fora dos presídios. Dentre elas, está José Ricardo Ângelo, que cumpre pena há oito anos no Sistema Prisional e é apontado como chefe do grupo em estados do Nordeste.


José Ricardo recebeu voz de prisão junto com outros 8 detentos já reclusos no Sistema Penitenciário em Maceió. O restante dos suspeitos estava solto. Segundo investigações da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN), todos têm envolvimento com o tráfico de drogas e fazem parte da mesma facção. Eles negam as acusações.

As ações fazem parte de uma operação que aconteceu nesta sexta para cumprir 24 mandados de prisão na capital e um em União dos Palmares, além de 16 de busca e apreensão. Os presos apontados por envolvimento no esquema foram transferidos para o Presídio do Agreste ainda na manhã desta sexta.

"Foram 3 meses de investigação. O grande foco da operação foram os cabeças, integrantes chefes da quadrilha. A maioria se encontra no Sistema Prisional do estado, sendo todos integrantes da facção. O cabeça é o José Ricardo, preso há mais de oito anos. Mesmo preso ele nunca deixou de exercer atividades ilícitas, que é o tráfico", disse o delegado Gustavo Henrique, da Delegacia de Repressão ao Narcotráfico (DRN).

Ainda segundo o delegado, Ricardo era o chefe da facção em Alagoas e nos estados da Bahia, Ceará, Paraíba, Pernambuco, Sergipe e Rio Grande do Norte. Ele é apontado por exercer a função na facção de “Sintonia Geral dos Estados do Nordeste”.

Os presos que estavam soltos foram identificados como Carlos Magnum Lima dos Santos, 23, Débora Alves dos Santos, a “Deusa”, 22, Luciano Alves de Souza, “o Barriga”, 34, Dayane Avelino de Oliveira, a “Kimberly”, 19, Kamyla Cristine Costa, 27, Adilson Sales Amancio, 39, Paulo Victor Pereira, 23, Flávio dos Santos Silva, o “Flávio Revisão”, 30, Michael Fabrício Mendes dos Santos, o “Paulista”, 29 e Marciel da Silva Figueiredo, o “Mago”, 24.

Já os que cumprem pena no Sistema Prisional foram identificados como Wagner Lima da Silva, 25, Alexandre Nunes Ferreira, “Tonicalt”, 27, José Wilson da Silva, “Ruan”, 34, Eduardo de Oliveira Silva, “Mais Crime”, 26, Paulo Victor Pereira Salgueiro, 27, Davidson Davi Rodrigues dos Santos, “Revoltado”, 23, Werbson dos Santos Cavalcante, “Trantornado”, 23 e Anderson Silva Santos, “Escorpião Mal”, 26.

Além de tráfico de drogas e homicídio, a polícia afirma que a quadrilha também articulou com outros gerentes da facção no Brasil os recentes ataques a ônibus em Maceió, em que três deles foram incendiados.

A polícia informou também que o grupo criminoso estava organizado a ponto de cada um dos presos ter uma função específica dentro da quadrilha, cuidando da guarda de armamento, de problemas internos entre os integrantes, cadastro de inadimplentes e estatísticas. Um dos envolvidos no esquema, identificado como Raphael Costa Sampaio, o “Oakley”, está foragido.

Por: G1

Nenhum comentário: