GOOGLE LANÇA PROGRAMA DE COMBATE A ATAQUES CONTRA JORNAIS (GN - BRASIL E MUNDO)

Veja


O Google lançou nesta terça (13), na abertura da assembleia da Sociedade Interamericana de Imprensa (SIP), na Cidade do México, um programa conjunto com a entidade para combater ataques cibernéticos contra organizações jornalísticas na América Latina. 


Segundo o relatório Cipher 2015, a região é a "nova fronteira para ataques DDoS", de negação de serviço. Nesse tipo de ação, direciona-se um grande número de acessos simultâneos à mesma página, para sobrecarregar os servidores e tirar o site do ar. No Brasil, de acordo com o estudo, os ataques DDoS apresentaram um crescimento de 200%, de 2014 para 2015. 

"Estamos vendo os ataques aumentando em frequência e tamanho, ano após ano, ao redor da América Latina", diz George Conard, que comanda o Project Shield, do Google, e cita como exemplo a derrubada do site do argentino "Página/12" no ano passado. A parceria com a SIP, segundo ele, vai levantar como os membros da entidade são afetados e quais não têm proteção. "Nosso objetivo final é que todos estejam protegidos, seja com Project Shield ou algum outro", diz, referindo-se às ferramentas comerciais de proteção.

O Shield é gratuito e restrito a veículos de imprensa, organizações de direitos humanos e blogs de jornalistas. Não cobre, por exemplo, governos ou organizações políticas. Para solicitar, o jornal ou jornalista deve preencher formulário no site da iniciativa. Questionado sobre a motivação do Google para investir no serviço, Conard respondeu: "DDoS é uma forma de censura on-line. É ruim para os leitores, ruim para os negócios e ruim para a saúde da internet". 

Com informações da Folhapress

Nenhum comentário: