DIOCESE SUSPENDE PADRE PRESO POR SUSPEITA DE PEDOFILIA NO CEARÁ (VEJA MATÉRIA EM VÍDEO/GN - CEARÁ)

Denúncia foi feita pela mãe de uma das vítimas, segundo MP.
Conforme diocese, padre poderá ser demitido após conclusão do processo/Reprodução - TV Verdes Mares


A diocese do Crato/CE comunicou que suspendeu a ordem do padre preso na cidade na manhã desta sexta-feira (7), por suspeita de crimes sexuais contra adolescentes. Em nota, a diocese, que afirmou ter sido "pega de surpresa" acrescentou que o religioso não poderá mais exercer as funções sacerdotais e pode ser demitido, após a conclusão do processo.


"Diante disso, a assessoria jurídica da diocese de Crato já foi acionada e está acompanhando o caso. Dentro do processo interno da Igreja, a diocese também está tomando as devidas providências", informou. A decisão, conforme a diocese, foi tomada "de acordo com o Código de Direito Canônico, que rege a doutrina católica".

A denúncia contra o sacerdote foi realizada pela mãe de uma das vítimas diretamente ao Ministério Público.

As vítimas teriam entre 12 e 16 anos. O processo, que corre em segredo de justiça, investiga exploração sexual de adolescentes e outros crimes, como estupro de vulnerável e armazenamento de imagens que contenham cenas de sexo explícito envolvendo adolescentes. O MP ouviu depoimentos de vítimas e de familiares.

Pela manhã, foram cumpridos mandados de busca e apreensão, expedidos pela 2ª Vara de Justiça Criminal de Juazeiro do Norte, e efetivados em dois endereços, onde foram apreendidos celulares, computadores e HDs externos. O material apreendido será encaminhado para perícia.

A ação envolveu o Ministério Público do Ceará, por intermédio da Promotoria de Justiça da Comarca de Juazeiro do Norte, com o apoio da Polícia Civil do Crato e de Juazeiro do Norte.

Segundo a titular da 6ª Promotoria de Justiça da Juazeiro do Norte, Juliana Mota, o MPCE investigou o caso por cerca de dois meses.

"Durante as investigações outras mães nos procuraram, e pode ser que o número de vítimas seja maior do que o que temos conhecimento", afirma. Conforme Juliana, o caso segue em Segredo de Justiça.

Após ser ouvido pela promotoria, o padre foi levado para a Penitenciária Industrial Regional do Cariri (Pirc), em Juazeiro do Norte. Por ser um sacerdote, o suspeito tem direito a uma cela especial.

Matéria em vídeo AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: