DE OLHO - PENTE-FINO DO INSS CANCELA 8 EM CADA 10 AUXÍLIOS-DOENÇA (SAIBA MAIS/GN - BRASIL)

Veja


Irregularidades e fraudes levaram o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) a cancelar 82% dos auxílios-doença  desde o início do pente-fino iniciado pela Previdência, há um mês. 


Isso significa que 8 em cada 10 beneficiários que passaram pelo pente-fino foram cortados. Os dados foram divulgados pela Folha de S. Paulo nesta terça-feira (11). Cinco mil benefícios já foram analisados, segundo dados levantados pela reportagem da Folha. A previsão inicial do órgão era cortar de 15% a 20% do total de auxílios reavaliados. Os demais auxílios revisados foram transformados em aposentadorias por invalidez. 

Um dos principais sintomas de que as fraudes são comuns é a constatação de que metade dos segurados periciados estavam trabalhando e contribuindo com a Previdência Social, o que não é permitido a cidadãos que recebem auxílios-doença ou aposentadorias por invalidez. Em parte dos casos, os próprios segurados revelaram aos peritos que estavam trabalhando. A revisão também identificou que 20% dos beneficiários nunca tinham feito recolhimentos à Previdência ou não tinham atingido o número mínimo de contribuições para ter o direito de receber esse benefício. A Folha procurou o INSS, mas o Instituto não comentou os dados.

Por: Voz da Bahia com Folha

Nenhum comentário: