ATENÇÃO MULHERES - SAIBA OS 5 ERROS QUE AS MULHERES COMETEM QUANDO TOMAM A PÍLULA (GN - SAÚDE)

Veja


A pílula é um método contraceptivo composto por hormônios. Este pequeno comprimido – que geralmente é tomado ao longo de 21 dias consecutivos, seguindo-se, depois, uma pausa de sete dias – tem como objetivo prevenir a gravidez indesejada e regular os hormônios. 


Com uma taxa de eficácia de cerca de 99%, a pílula é ingerida por milhões de mulheres em todo o mundo, contudo, muitas continuam não dando a devida importância a este pequeno remédio e às ‘regras’ de uso que lhe são associadas. Segundo a revista Self, as mulheres ainda cometem muitos erros quando tomam a pílula. Um deles diz respeito à hora em que é tomada a pílula, que deve ser idêntica todos os dias e adequada ao estilo de vida de cada mulher. 

Não saber o que fazer quando se esquece de tomar a pílula é também um erro comum, que se torna ainda mais grave quando se joga fora a bula do remédio. Segundo o ginecologista Antonio Pizarro, quando o comprimido não é tomado na hora certa, a mulher pode tomá-lo assim que se lembrar e depois seguir com o restante da cartela normalmente (respeitando sempre o horário) - caso o esquecimento tenha passado as horas indicadas na bula, a mulher deve usar métodos contraceptivos adicionais, como o preservativo. Caso se lembre de tomar só no dia seguinte, o recomendado é que tome duas de uma vez (a esquecida e a do dia). 

Também errada, mas comum, é a ideia de que tomar a pílula durante semanas consecutivas faz mal. Tal como explica o médico, a mulher pode querer tomar continuamente sem colocar a saúde em risco, contudo, e como cada caso é um caso, não está livre de ter complicações, sendo importante o acompanhamento de um médico ou ginecologista.

Não avisar o médico ou farmacêutico sobre o histórico de saúde antes de requisitar ou comprar a pílula é outro erro, que pode colocar a saúde em risco, uma vez que o remédio está associado a um aumento no risco de problemas cardiovasculares. Além disso, alguns remédios – para tratar de doenças ou condições clínicas mais graves – podem diminuir a eficácia da pílula. Por fim, destaca o médico, é comum algumas mulheres pensarem que a pílula que tomam diariamente é suficiente para travar uma possível gravidez, acabando por confundi-la com a pílula do dia seguinte. (Noticias ao Minuto)

Por: Amarelinho 10

Nenhum comentário: