APÓS AS ELEIÇÕES 2016 - A QUEDA DOS CACIQUES NO SERTÃO DE ALAGOAS (GN - POLÍTICA)

Família tradicionais que já governavam há um bom tempo acabaram perdendo por diferencias de mais de 4 mil votos.


Aos poucos o povo sertanejo vem mostrando que quando quer, não há quem tire. Após o fechamento da urnas e o resultado final. Percebemos uma queda de ‘caciques’ no Sertão de Alagoas e por que não em todo o Estado?


Em Água Branca – há 16 anos o grupo dos ‘Dorinhas’ comandava a prefeitura, porém o sucessor (Paulo Campos) não conseguiu alcançar o objetivo e perdeu por uma diferença de 1.145 votos.

Canapi, Mata Grande e Inhapi – Poderia citar cidade por cidade, mas é que nessas três, o Celso Luiz tinha sede e almejava conquista-las, mas não passou de uma hipótese. A sua situação na cidade de Canapi, fez com que o povo pensasse duas vezes em eleger seus representantes nesses municípios. Em Canapi o seu candidato (Madson Paulino) perdeu por uma diferencia de 2.135 votos. Em Inhapi o seu irmão (Tenorinho Malta) perdeu por 553 votos. Já em Mata Grande o seu filho (Luiz Pedro) perdeu por uma diferença de 1.138 votos.

Delmiro Gouveia – Há 16 anos Lula Cabeleira governava a cidade, passou quatro anos fora, mas voltou depois que o radialista Marcelo Lima ganhou para o candidato dele (Marcos Costa) em 2004, o péssimo governo e as polêmicas da gestão de Marcelo, fizeram com que Lula Cabeleira voltasse em 2008. Em uma eleição acirrada no ano de 2012, Cabeleira saiu vitorioso contra Padre Eraldo. Porém, o desgaste da gestão e a escolha de um ‘forasteiro’ – ‘palavras que o prefeito dizia quando o seu sobrinho disputou contra Marcelo Lima’. – fez com que ele não elegesse outro representante, dessa vez o deputado federal Givaldo Carimbão. Padre Eraldo que disputou contra Cabeleira em 2012, dessa vez ganhou com 4.615 votos de diferença.

Piranhas e Olho D’água do Casado – Essas duas cidades poderia ser comparadas com Inhapi, Mata Grande e Canapi. É que nelas, a família ‘Damasceno Freitas’ também almejava a cadeira do executivo, mas os seus representantes (Inácio Loiola em Piranhas e Diogo Freitas em Olho D’água) acabaram perdendo para Maristela Sena Dias e Zé da Emater. A diferença em Piranhas foram de 270 votos, já em Olho D’água foram de 1.139 votos.

Por: Radar 89

Nenhum comentário: