ACORDAR UMA HORA MAIS CEDO PODE MUDAR A SUA VIDA (GN - BRASIL)

Veja


De acordo com alguns especialistas, programar o despertador para tocar uma hora mais cedo pode trazer incontáveis benefícios para a sua saúde e sua vida profissional.


As cifras parecem falar por si mesmas: as personalidades de maior sucesso da atualidade se levantam muito antes do resto dos mortais. Richard Branson, fundador da Virgin, acorda todos os dias às 5h45 da manhã para fazer exercícios e tomar café da manhã com calma. Michelle Obama, primeira-dama dos Estados Unidos, acorda às 4h30, e Tim Cook, presidente da Apple, já está de pé às 3h45 para verificar sua caixa de e-mailse sincronizar seus horários com o da costa leste norte-americana.

​Seria apenas uma coincidência ou este realmente é um hábito que pode nos levar ao sucesso? Alguns estudos indicam que a segunda hipótese pode ser mais verdadeira que a primeira. O biólogo Christoph Randler, da universidade alemã de Tuebingen, entrevistou 367 alunos universitários e descobriu que aqueles que tinham mais energia pela manhã eram mais proativos do que os que mantinham hábitos noturnos. De acordo com ele, as pessoas diurnas se antecipam aos problemas e tratam de minimizá-los, o que, para outros estudos citados, se traduz em melhores resultados profissionais e salários mais altos.

Algumas possíveis causas? Nas primeiras horas do dia há menos distrações, o que nos permite realizar certas tarefas com mais concentração. Além disso, acordar mais cedo evita a pressa pela manhã, ajudando-nos a iniciar nossa rotina sem correria. Se aproveitarmos este tempo para fazer exercícios, ler o jornal ou avançar em nossos afazeres, as vantagens se multiplicam.

Talvez seja preciso considerar que os grandes empresários podem não se levantar cedo por estes motivos, e sim porque as manhãs são o único momento em que conseguem dedicar seu tempo a si mesmos em meio a suas agendas apertadas. Acordar mais cedo nos torna chefes ou os chefes decidem acordar mais cedo?

Para Hal Elrod, autor do livro “O Milagre da Manhã”, a resposta é clara: acordar uma hora mais cedo pode mudar positivamente nossa vida e nossos costumes. Elrod, que com 20 anos sofreu um acidente que quase o levou à morte, conseguiu superar as expectativas pouco promissoras dos médicos e não apenas sobreviveu, mas se transformou num homem de negócios de sucesso, escritor, palestrante e corredor de ultramaratonas. Segundo ele, alcançar todos estes objetivos só foi possível com uma rotina diária de uma hora, realizada logo depois de acordar pela manhã. O autor propõe a prática de seis hábitos que, combinados, nos permitirão alcançar nossos objetivos.

- Silêncio (5 minutos): um instante para a meditação.

- Afirmações (5 minutos): lembrar qual é o seu potencial e quais são as suas prioridades.

- Leitura (20 minutos): reservar um tempo para ler.

- Visualização (5 minutos): visualizar como será a sua vida quando alcançar suas metas e objetivos.

- Anotações (5 minutos) escrever suas conquistas, atividades e aspirações em um diário.

- Atividade física (20 minutos): dedicar uma parte da manhã para fazer exercícios melhora o humor e promove o bem-estar.

Pensando naqueles que não conseguem tirar a cabeça do travesseiro, Elrod também oferece uma série de conselhos para sair da cama mais cedo do que nunca: definir propósitos antes de ir dormir (“seu primeiro pensamento pela manhã costuma ser o último que você teve antes de dormir”, ele observa), colocar o despertador do outro lado do quarto, vestir roupas de ginástica logo depois de acordar e beber um copo de água. Uma vez concluído o objetivo mais difícil (acordar), poderíamos iniciar uma rotina diária de uma hora através da qual, para o autor, nos levantaríamos todos os dias com mais energia, reduziríamos o estresse, melhoraríamos nossa saúde e teríamos menos preocupações. Será que é tão fácil assim? Talvez devêssemos reprogramar o despertador para comprovar.

Por: Amarelinho 10

Nenhum comentário: