VOCÊ SABIA??? - LEVAR CELULAR NO BOLSO DA CALÇA PODE INTERFERIR NA FERTILIDADE MASCULINA (GN - SAÚDE)

Veja


Você está pensando em engravidar? Então precisa saber disso: alguns fatores um tanto inusitados podem contribuir com a redução da qualidade do esperma e, consequentemente, a concepção tende a ficar mais difícil. 


Um desses fatores é o uso do celular no bolso da calça. É isso mesmo, você não leu errado. Pesquisadores da Universidade de Newcastle, na Austrália, conduziram uma revisão de 27 estudos científicos e concluíram que existe evidência suficiente para dizer que a radiação emitida pelo aparelho pode prejudicar a fertilidade masculina. Segundo eles, há uma relação entre essas ondas eletromagnéticas e a diminuição da qualidade do esperma. “É perfeitamente possível. 

Existe sentido nisso”, afirma o urologista Guilherme Leme, especialista em fertilidade masculina e membro da Sociedade Brasileira de Urologia. “O celular é carregado muito perto do genital e sabemos que ele realmente emite ondas. De certa forma, isso pode causar impactos negativos”, diz. Segundo o médico, é uma boa recomendação que os homens guardem o aparelho em outro lugar, especialmente se há o desejo de engravidar. Ele conta ainda que se o casal está tentando há mais de um ano (ou mais de 6, no caso de mulheres com mais de 36 anos), vale passar por uma avaliação médica. “Em metade dos casos o problema está no homem”, explica Leme.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: