VEJA OS CINCO MITOS SOBRE O PODER DA SONECA (GIRO DE NOTÍCIAS - SAÚDE)

Veja


Confira os tipos e os mitos.



Sono da tarde - Aos poucos, cada vez mais pessoas de sucesso estão se acostumando à ideia de que um cochilo à tarde pode fazer bem ao corpo (e ser lucrativo). Mas ainda há muitos céticos por aí, que não entraram na onda do cochilo. Para ajudar a espalhar o poder da soneca, investigamos a fundo alguns mitos comuns que ainda ouvimos sobre o cochilo.

Mito 1: Tirar uma soneca é só para preguiçosos - ou menores de 5 anos?
Fato: Aproximadamente um terço dos adultos americanos tiram uma soneca em um dia comum, relata a Revista LiveScience, e por uma boa razão: uma breve soneca pode impulsionar tudo, desde melhorar o estado de alerta e a memória até a criatividade e a produtividade.

Mito 2: Se eu cochilar, eu vou me sentir pior quando acordar?
Fato: Esse sentimento grogue ao acordar de um cochilo é real (até tem um nome: inércia do sono), mas não é garantido. Como você se sente após a sua soneca é mais um fator do quanto tempo você “apagou”. Os especialistas geralmente concordam que uma soneca não deve durar mais do que 30 minutos. "Se você tirar mais do que isso, você acaba caindo em sono profundo," disse o especialista do sono e blogueiro do HuffPost, Michael J. Breus, Ph.D. Qualquer um que acorde se sentindo pior após um cochilo é por que "dormiu por tempo demais", ele disse. "Você entra em uma fase de sono que é muito difícil de sair". Da próxima vez que você estiver com vontade de tirar uma soneca, ponha o despertador de 20 a 30 minutos, no máximo. 

Mito 3: Você definitivamente não deve cochilar no trabalho?
Fato: Bom, nós não queremos que ninguém se meta em confusão com os superiores, mas no ambiente de trabalho certo nós incentivamos um cochilo breve durante o dia. Várias empresas modernas criaram áreas especiais ou quartos para cochilos à tarde (incluindo The Huffington Post!), já que cada vez mais os empregadores estão se acostumando com a ideia de que empregados bem descansados rendem mais. Se o seu escritório não oferece um lugar para descanso, tente encontrar uma sala de conferências vazia, onde você possa fechar a porta e diminuir as luzes. Agora, se você estiver realmente desesperado, tire uma soneca na sua pausa do almoço em um banco do parque mais próximo, ou no seu carro.

Mito 4: Café antes de um cochilo irá ajudar você a ficar acordado?
Fato: Acredite se quiser, mas não existe um cochilo de cafeína - carinhosamente conhecido como o napalatte ou nappuccino. Para fazer isso direito, aproveite aquela xícara de café ou chá, e depois tire a sua soneca. Enquanto você dorme, a cafeína vai começar a fazer efeito (atinge o pico de efeito uns 30 minutos após a ingestão), de modo que, quando você acordar você irá se sentir mais revigorado.

Mito 5: Eu sou mais produtivo se eu terminar esta tarefa, ao invés de perder tempo dormindo?
Fato: Sim, você estará longe da sua mesa (ou pelo menos não terá conhecimento do que está acontecendo por lá), se você tirar de 10 a 30 minutos de soneca. Mas é provável que você compense esse tempo "perdido" depois. "Minha pesquisa mostra que as pessoas se desgastam com o passar do dia", disse a cientista do sono, Sara Mednick, ao Business Week. "É difícil manter a produtividade." Um cochilo pode deixar você mais revigorado e pronto para enfrentar as tarefas - e seu empregador deveria agradecer por isso, considerando que a sonolência custa aos EUA, cerca de $18 bilhões de dólares ao ano em perda de produtividade, de acordo com um estudo de 2001. 

Por: Abril

Nenhum comentário: