VEJA OS 4 PROBLEMAS DE SAÚDE CAUSADOS PELO CONSUMO EXCESSIVO DE SÓDIO/SAL (GIRO DE NOTÍCIAS - SAÚDE)

Veja


O sódio (SAL) é um mineral presente em muitos alimentos e também o principal componente do sal de cozinha. Quando está sozinho ou misturado com outras substâncias, ele pode ser levemente salgado ou não ter gosto de nada. É por isso que você não percebe a presença do mineral em algumas guloseimas. 


E é aí que mora o perigo: consumido em excesso o sódio pode causar ou agravar várias doenças; Quais alimenemos devem ser evitados? Industrializados, pipoca de micro-ondas, macarrão instantâneo, pizza congelada e nuggets: essas delícias são uma verdadeira bomba, pois combinam sódio e gordura. Para reduzir o sódio, compre mais alimentos frescos e menos produtos prontos.

Quanto de sódio é recomendado consumir por dia? A recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS) é consumir diariamente 2 gramas de sódio (menos de 1 colher de chá rasa de sal), no máximo.Como identificar se o produto tem sódio? O sódio pode aparecer com outros nomes, como benzolato de sódio, sacarina sódica e glutamato monossódico. Mais: olhe também os rótulos dos produtos que não têm paladar salgado, como adoçantes e ketchups, pois eles podem conter doses elevadas do ingrediente.

Quando um produto possui baixo teor de sódio? Quando tem até 80 miligramas do componente por porção de 100 gramas; muito baixo se apresentar até 40 miligramas de sódio nas mesmas 100 gramas; e pode ser dito que o item não contém o ingrediente caso ele leve até 5 miligramas nessa porção. O termo "baixo teor" pode ser usado em outros casos - com gorduras, por exemplo - e o valor de referência para adotá-lo muda. É permitido que um alimento anuncie "baixo teor de gordura" quando apresentar até 3 gramas de gorduras totais por porção de 100 gramas.

Obesidade:  O sódio faz o organismo reter mais líquido do que o normal. E isso resulta em peso extra. De acordo com especialistas, outra ameaça do sódio é ser viciante. Quanto mais alimentos carregados desse mineral for colocado no cardápio, mais você desejará consumi-los.

Hipertensão: O sódio carrega moléculas de cálcio para a parede interna dos vasos sanguíneos, o que intensifica a contração deles e, com o tempo, torna-os mais espessos e menos flexíveis. Com as artérias mais contraídas e o maior fluxo de sangue, ocorre a chamada resistência à circulação sanguínea. Ou seja, a pressão no interior dos vasos aumenta.

Osteoporose: De acordo com uma pesquisa realizada pela Universidade de Shimane, no Japão, pessoas que consomem sal todo dia correm quatro vezes maior risco de quebrar um osso. A culpa, mais uma vez, é do sódio, principal componente do tempero. Consumido em excesso, o mineral promove a perda de cálcio pela urina. O organismo contorna a situação mandando o cálcio do esqueleto para a corrente sanguínea. Só que, dessa maneira, os ossos ficam fragilizados.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: