SEM NINGUEM - CIDADE DE MARECHAL DEODORO/AL ESTÁ SEM PREFEITO HÁ MAIS DE UMA SEMANA (VEJA DETALHES/GN - AL)

Vice não tomou posse após afastamento de Cristiano Matheus pela Justiça. Yolanda Gomes está de licença médica; Câmara tenta empossar presidente/(Foto: Carolina Sanches/G1)


A cidade de Marechal Deodoro/AL, na Região Metropolitana de Maceió, está sem prefeito há mais de uma semana, desde o afastamento temporário do prefeito Cristiano Matheus (PMDB), no último dia 20, acusado de improbidade administrativa pelo Ministério Público Federal (MPF).


A vice-prefeita Yolanda Gomes (PMDB) recebeu do presidente da Câmara de Vereadores, Abelardo Leopoldino, o ofício comunicando a decisão da juíza Izabelle Marne, da 2ª Vara da Justiça Federal, para que ela assuma o cargo em decorrência do afastamento do prefeito, mas ela não tomou posse. Sem gestor, o município não pode fazer nenhuma movimentação financeira.

Leopoldino informou que marcou duas vezes a sessão solene para a posse e, na segunda vez, recebeu um pedido do advogado de Yolanda para adiar a sessão. O advogado Luiz Lopes afirmou ao G1 que ela está em depressão e que entregou o atestado médico junto ao pedido de adiamento.

“A mãe dela faleceu na última quinta (22) e ela está muito triste. Está em estado de luto, acamada. Ela será reavaliada novamente após o término do atestado para saber se ela tem condições de voltar ao trabalho”, afirmou Lopes.

O segundo na linha de sucessão para o comando do Executivo é o presidente da Câmara, mas Leopoldino explica que o fato de a vice ainda não ter tomado posse o impede de fazê-lo. “Ela poderia ter assumido e depois se afastado. Se isso tivesse sido feito, eu poderia assumir em caráter interino. Mas desta forma, a cidade ficou sem prefeito”, relatou.

A reportagem tentou contato com a juíza federal que determinou a posse da vice-prefeita, mas foi informada de que a questão da sucessão em caso de licença não era com ela. Também tentamos contato com o juiz eleitoral de Marechal, Helio Pinheiro, mas assessores dele informaram que ele estava em reunião e não poderia dar entrevista.

Mais detalhes AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: