SELO RUÍDO É OBRIGATÓRIO NA VENDA DE ELETRODOMÉSTICOS (GN - ECONOMIA)

Veja


Eletrodomésticos como liquidificadores, secadores de cabelo e aspiradores de pó só podem ser vendidos, agora, com o Selo Ruído do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro). 


No novo selo, são descritas informações como a potência sonora em decibéis, além da classificação dos aparelhos de um (mais silencioso) a cinco (menos silencioso). Os consumidores devem checar se o adesivo está afixado na embalagem do produto, antes de efetivar a compra. 

O Selo Ruído integra o Programa Nacional de Educação e Controle da Poluição Sonora. De acordo com o responsável pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, essa é a forma de 'apresentar de modo mais didático e útil a informação para o consumidor, que poderá fazer uma compra mais consciente. 

A ideia também é incentivar a indústria a produzir aparelhos mais silenciosos, independentemente da potência'. O prazo dado para os fabricantes e importadores, para adequação na produção, foi até fevereiro de 2014. Já para a comercialização, a data imite foi julho do ano passado. 

Caso sejam flagradas irregularidades, nos estabelecimentos, os mesmos estarão sujeitos a penalidades previstas na lei, com multas que variam de R$ 100,00 a R$ 1,5 milhão. Denúncias podem ser feitas através do 0800-285-1818 ou pelo e-mail ouvidoria@inmetro.gov.br.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: