PRAIA EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE ONDE MONTAGNER MORREU AFOGADO REABRIU HÁ 45 DIAS SEM PLACAS E SALVA-VIDAS (VEJA DETALHES/GN - SERTÃO DE SE)

Foto: Cortesia (Internauta leitor do Blog do EA)


Se o ator Domingos Montagner, da novela "Velho Chico" mergulhasse há um ano na mesma praia onde morreu afogado nesta quinta-feira (15), placas sinalizariam o perigo da correnteza, boias determinariam a área propícia para banho e salva-vidas estariam de prontidão no local.


Mas uma reforma na orla da "prainha", nas margens do rio São Francisco na cidade de Canindé de São Francisco (SE), fez com que toda a sinalização fosse retirada e os cinco salva-vidas contratados pela prefeitura fossem demitidos em fevereiro deste ano.

Inaugurado no dia 30 de julho em solenidade com a presença do governador Jackson barreto (PMDB), o trecho de orla foi reaberto ao público desde então. A prefeitura, contudo, não recolocou a sinalização de placas e boias nem recontratou os salva-vidas.

Secretário municipal de Turismo, Dimas Roque afirma que, mesmo tendo sido inaugurada, a obra não foi oficialmente entregue pelo governo do Estado.

A prefeitura ainda aguarda uma cessão da área pela SPU (Superintendência do Patrimônio da União) para autorizar a ocupação dos quiosques e instalar placas e boias no local

Com a obra, que custou R$ 6,5 milhões, a praia ganhou 14 quiosques, um restaurante, parque infantil e campo de futebol.

A região é um dos principais destinos turísticos de Sergipe e costuma atrair cerca de 150 mil turistas por ano, segundo a prefeitura.

TRECHO PERIGOSO

Ribeirinhos e bombeiros que atuam na região afirmam que a área do rio São Francisco onde Montagner e Camila Pitanga foram mergulhar é perigosa.

A área fica próxima às comportas da Usina Hidrelétrica de Xingó, cuja força das águas ajuda a formar correntes e redemoinhos no rio.

Por causa do perigo, apenas o trecho de água rente a margem do rio é usado por banhistas. Mesmo assim, são comuns casos de afogamento na região.

"Há uma semana, duas pessoas de um grupo de turistas que veio de Aracaju quase se afogaram na praia", diz José Normando Santana, 39, conhecido como Buda.

Pescador e barqueiro, Buda foi salva-vidas na "prainha" por dez anos até se demitido pela prefeitura no início deste ano.

Até 2013, 11 salva-vidas trabalhavam na praia em regime de revezamento na "prainha". Naquele ano, contudo, mais da metade da equipe foi demitida pela gestão do prefeito Heleno Silva (PRB)

A prefeitura alega que cortou gastos por causa crise econômica: "Houve uma redução do quadro, mas não afetou a proteção dos turistas". Um dos demitidos, Afrânio Soares, 30, está desempregado desde então.

Os últimos cinco salva-vidas foram demitidos no início deste ano, com o início das obras de requalificação da prainha. Parte deles, com salários atrasados, entrou acionou a prefeitura na Justiça.

O secretário municipal Dimas Roque afirma que os salva-vidas serão recontratados assim que a estrutura construída for repassada do Estado para a prefeitura. "Sem regularizar a situação, não podemos colocar servidores trabalhando lá", diz.

Em nota, governo de Sergipe informou que a obra foi entregue à administração do município no dia 19 de agosto. O termo, assinado pelo prefeito, determina que, a partir da entrega, "a responsabilidade pela gestão, zelo e manutenção" da orla é responsabilidade da prefeitura.

Na praia, dois postos de salva-vidas recém-construídos estão vazios. Turistas permanecem frequentando o rio.

NOVELA

Protagonistas da novela "Velho Chico", Camila e Montagner mergulharam após o almoço, depois de gravarem algumas das últimas cenas da produção na manhã de ontem em Piranhas, na margem alagoana do rio.

Divulgadas pela Globo, as cenas que gravaram ontem mostram os atores se abraçando junto com Gabriel Leone, que vive o filho do casal na ficção. Eles comemoravam a reta final dos trabalhos. Montagner abraça a atriz e, juntos, dançam imitando os passos do filme "O Mágico de Oz".

Com a tragédia, a Globo suspendeu as gravações no Nordeste e enviou aviões para buscar as equipes que estavam no local. Os autores, Benedito Ruy Barbosa e Bruno Luperi (que estava na região acompanhando as filmagens), e o diretor Luiz Fernando Carvalho ainda se reunirão para definir os rumos da trama.

Veja mais (Clique):


Por: UOL Notícias

Nenhum comentário: