OS PERIGOS - LOCAL ONDE MORREU MONTAGNER TEM MUITOS REDEMOINHOS, DIZ OCEANÓGRAFO (VEJA DETALHES/GN - SERTÃO DE SE)

Segundo Gabriel Le Campion, essas condições podem arrastar pessoas.
Corpo foi encontrado a 18 metros de profundidade/Foto: Internauta do Blog do EA.


A morte do ator Domingos Montagner, na tarde dessa quinta-feira (15), no município de Canindé de São Francisco (SE), após desaparecer nas águas do “Velho Chico”, próximo a Prainha de Canindé do São Francisco, levantou uma discussão sobre os perigos relacionados a força das correntezas. O corpo do ator foi encontrado a 18 metros de profundidade, nas proximidades da Usina de Xingó, entre os estados de Sergipe e Alagoas.


Segundo o oceanógrafo Gabriel Le Campion, o local onde ocorreu o acidente é conhecido por formar redemoinhos. “É um rio que vem erodindo rochas, há muito tempo, e isso faz com que buracos apareçam e provoquem correntes muito fortes na parte inferior das águas. Isso pode provocar muito refluxo e puxar uma pessoa” ,explicou.

A proximidade com hidrelétricas pode ser considerada um sinal de alerta para banhistas, já que a correnteza nesses locais podem ser ainda maiores. “Não se deve mergulhar próximo a hidrelétrica porque as correntes são mais fortes nessa região. Por causa das turbinas e vários fatores que fazem o local ter fluxo de água muito forte, principalmente na parte inferior do rio”, disse Gabriel.

Um outro ponto citado pelo especialista é o fato das pessoas avaliarem a segurança do banho baseada na tranquilidade das águas.  Na parte inferior pode haver correntes muito fortes, e em cima [na superfície] o rio pode tá calmo. Ao entrar na água, é que a pessoa vai perceber que está sendo arrastada. Como a água do rio tem baixa densidade, em relação ao mar, o corpo afunda rápido”.

De acordo com Gabriel Le Campion, a imagem de calmaria das águas de um rio em relação ao mar não significam que o local é propício ao banho. “O rio às vezes é muito mais perigoso que a praia. Tem que se ter muito cuidado quando se banha no rio por causa destes tipos de correntes ou redemoinhos que sugam as pessoas. Em alguns locais, o Rio São Francisco é muito fundo, principalmente próximo à represa [de Xingó, onde o ator Domnigos Montagner se afogou]”.

"O ideal é que a pessoa que não conhece o local onde vai mergulhar obtenha informações sobre a região.  Primeiro a pessoa deve se informar com os moradores locais, que conhecem mais a dinâmica do rio. A pessoa tem que se precaver e não entrar na água do rio sem nenhum suporte”.

Como foi o acidente

O ator gravou cenas da novela na parte da manhã desta quinta. Após o término da gravação, ele almoçou e, em seguida, foi tomar um banho de rio, acompanhado da atriz Camila Pitanga. Durante o mergulho, não voltou à superfície. Camila avisou a produção, que iniciou imediatamente a procura pelo ator.

A atriz descreveu o acidente para a polícia. Segundo ela, os dois foram até uma pedra e mergulharam no rio. Depois, ela notou que havia muita correnteza e avisou Montagner. Eles nadaram de volta para a pedra, Camila chegou primeiro e tentou duas vezes segurar na mão do ator. Mas a correnteza o arrastou.

Segundo o delegado Antônio Francisco Filho, os atores queriam mergulhar em um local mais tranquilo. “Eles acharam que era seguro, mas, na verdade, era um dos mais perigosos para o banho. Esta é uma parte do rio em Canindé que não é comum ser utilizada pelos banhistas”, afirmou.

Mais de 50 pessoas do Corpo de Bombeiros, polícias Civil e Militar, Grupamento Tático Aéreo (GTA), composta por um helicóptero e um avião bimotor, além de uma equipe de mergulhadores, participaram das buscas pelo ator.

Veja mais AQUI.

Por: G1

Nenhum comentário: