DECISÃO SOBRE DIREITOS MOSTRA QUE NÃO HOUVE CRIME, DIZ DILMA (GN - POLÍTICA)

Foto: Wisom Dias/Agência Brasil


Após o julgamento que colocou fim a seu mandato, a ex-presidente Dilma Rousseff afirmou em entrevista coletiva para jornalistas estrangeiros que decisão do Senado para não cassar seus direitos políticos sinaliza que ela, realmente, não é culpada pelos crimes julgados no impeachment.


“Essa cassação [de direitos políticos] é, de fato, uma pena principal. Você tem um impeachment sem crime de responsabilidade, afasta uma pessoa inocente do cargo e além disso tira seus direitos políticos por oito anos?”, afirmou. “É estranhíssima essa dupla votação. Vota uma vez de um jeito, vota outra vez de outro jeito. É estranho. Nem sempre a estrada dos votos é de ferro. É muito tortuosa”, disse. 

"Estão querendo impor uma ideia de que a decisão do Senado pode absolver Eduardo Cunha. Não mesmo. Essa não", afirmou. 

Golpe

A ex-presidente citou as gravações de conversas entre o senador Romero Jucá (PMDB) e o ex-presidente da Transpetro Sérgio Machado. No áudio, o ex-ministro de Temer aparece dizendo que para estancar a sangria da Operação Lava Jato seria necessário tirar a presidente do poder.

“Esse processo consiste em duas coisas. A primeira, está registrada na gravação feita pelo ex-senador do PMDB Sérgio Machado e do senador Romero Jucá: ou tira ela ou a investigação continua. Segundo, eu fui eleita por 54 milhões de votos. O outro projeto não teve os votos necessários para que fosse executado”, afirmou. 

Repressão

A ex-presidente criticou as ações de repressão da Polícia Militar contra protestos em várias cidades do país. Segundo ela, quem viveu a ditadura militar não pode compactuar com o argumento de que violência policial se justifica diante das ações de manifestantes. 

"A força do Estado é muito maior do que a força das pessoas. O Estado não pode fazer isso, principalmente, porque vivemos numa democracia. Quando se faz isso, se abre brechas ...Assim começam as ditaduras. O que eu puder fazer para que isso não ocorra no meu país, eu farei", diz. "Prefiro a voz surda das ruas do que o som dos cárceres das ditaduras". 

Janaina Paschoal

A presidente foi questionada sobre discurso da advogada da acusação, Janaina Paschoal, que afirmou que estaria advogando pelo impeachment em prol dos netos de Dilma Rousseff.

"Vocês assistiram o comportamento da doutora, que é de uma pessoa cujas convicções não se parecem com as minhas nem do ponto de vista político, cultural ou humano. Não respeito uma pessoa capaz de falar o que falou. Para os meus netos, eu quero um Brasil cheio de oportunidades e não será por causa da doutora Janaina”, afirmou a ex-presidente.

Por: Revista Exame

Nenhum comentário: