CONDUTOR DE JET SKI GRAVA VÍDEO E MOSTRA OS PERIGOS DO RIO SÃO FRANCISCO NO LOCAL ONDE ATOR DOMINGOS MONTAGNER MORREU AFOGADO EM CANINDÉ DE SÃO FRANCISCO/SE (VEJA VÍDEO/GN - SE E AL)

Condutor se espanta com a força das águas e formação de redemoinhos/Reprodução vídeo


Um vídeo encaminhado à Gazetaweb, mostra a forte correnteza e os redemoinhos que se formam em um trecho do Rio São Francisco, conhecido como "Prainha", que fica localizado no município de Canindé, em Sergipe. 


O local apontado por um condutor de Jet Ski, que preferiu não se identificar, é o mesmo onde o ator Domingo Montagner morreu afogado na última quinta-feira (15). Ele estava na companhia da atriz Camila Pitanga, mas ela conseguiu se salvar ao se segurar em uma pedra. (Confira o video abaixo)

No vídeo o homem segue pelas águas do Rio São Francisco próximo à Hidrelétrica de Xingó, na divisa entre os estados de Sergipe e Alagoas, e ao percorrer o trecho da Prainha, avista vários redemoinhos e uma forte correnteza. 

Ele comenta com alguém, que provavelmente está na garupa da moto aquática: - Único lugar que dá pra ver uma carreirazinha (sic) da água. 

E em seguida ele se aproxima dos pontos de correnteza e mostra os redemoinhos: - Olha os redemoinhos -, e depois se espanta com um maior mais adiante: - Olha o tamanho desse redemoinho. 

O condutor para com o jet ski em cima da correnteza e se espanta com a força: - Tá puxando o jet! (sic). E depois conclui: - o rio se acabou, viu?

O local onde aconteceu a tragédia com o ator é apontado por especialistas como bastante perigoso por conta das forte correntezas e das pedras existentes. Em entrevista ao portal G1, de Sergipe, o oceanógrafo Gabriel Le Campion, alertou para a proximidade com a hidrelétrica.

"Não se deve mergulhar próximo a hidrelétrica porque as correntes são mais fortes nessa região. Por causa das turbinas e vários fatores que fazem o local ter fluxo de água muito forte, principalmente na parte inferior do rio", disse Gabriel.

Um outro ponto citado pelo especialista é o fato das pessoas avaliarem a segurança do banho baseada na tranquilidade das águas.  Na parte inferior pode haver correntes muito fortes, e em cima [na superfície] o rio pode tá calmo. 

"O rio às vezes é muito mais perigoso que a praia. Tem que se ter muito cuidado quando se banha no rio por causa destes tipos de correntes ou redemoinhos que sugam as pessoas. Em alguns locais, o Rio São Francisco é muito fundo, principalmente próximo à represa [de Xingó, onde o ator Domnigos Montagner se afogou]".




Por: Gazeta Web

Nenhum comentário: