463 HABITANTES PARA 1 POLICIAL; ESSE É O MOTIVO DO GRANDE DÉFICIT DE SEGURANÇA PÚBLICA EM ALAGOAS E PARA O BRASIL (VEJA DETALHES/GN - AL E BRASIL)

O número estimado de habitantes por policial seria de 250 respectivamente, segundo dados da ONU


Hoje Alagoas e também partes Brasil sofre um grande déficit na segurança pública, isso acontece porque o número de habitantes para um (1) policial deveria ser de 250 pessoas, isso seria uma base estimada, segundo levantamento feito pela Organização das Nações Unidas (ONU).


Mas a realidade é bem diferente, segundo pesquisa, em Alagoas a média é de 463 habitantes por policial, índice que coloca o Estado em 14º lugar no ranking brasileiro de cobertura policial por habitantes nas unidades federativas. Os dados são resultado do cruzamento de informações da Associação dos Oficiais Militares de Alagoas (Assomal), com o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Hoje, Alagoas tem cerca de 3,3 milhões de habitantes segundo pesquisa realizada pelo IBGE em 2014 e, conta com 7.135 Policiais Militares, sendo 6.349 Homens e 786 Mulheres. Ainda segundo alguns policiais militares do estado de Alagoas, que se encontram na reserva, os números do efetivo seriam ainda menor, pois esses números são somados incluindo os policiais que se encontram afastados de suas atividades por estarem na reserva e só podem serem aposentados após cinco anos de espera. São dados realmente alarmantes, pois não tem condições de haver uma segurança digna, com tanta gente para tão poucos policiais.

Já na Polícia Civil, possui um policial para cada 1.953 habitantes. O efetivo hoje é de aproximadamente 1.700 policiais civis e, parte dos integrantes estão em cargos burocráticos. “O número do contingente acaba prejudicado pela má gestão. Temos por volta de 400 policiais fazendo serviços administrativos, sem contar os 150 que estão à disposição das secretarias e os 70 na Perícia Oficial do Estado”. (Josimar Melo – Presidente do Sindpol-AL, 2014).

Em âmbito nacional, o Brasil possui um Policial Militar para cada 471 habitantes e um Policial Civil para cada 1.674 habitantes. O efetivo total brasileiro é de 430.817 PMs e 121.122 policiais civis. Embora tenha aumentado o efetivo das corporações, o total de habitantes pelo qual o policial é responsável também subiu.

É também por isso, que municípios em Alagoas sofrem com a falta de policiais e de uma forma geral, Alagoas sofre com a falta de Segurança Pública.

Por: Marcos Maciel e David Luiz (Editora Guia Mais) 

Nenhum comentário: