ONDE ENCONTRAR AS PRINCIPAIS VITAMINAS E MINERAIS? (GN - SAÚDE)

Veja


Quando alguém passa de uma alimentação 'convencional' – como é a dieta mediterrânea –, uma das maiores preocupações é o consumo suficiente de proteína, macronutriente amplamente associado aos alimentos de origem animal. 


Não faltam motivos para ser vegetariano e é muito fácil comer proteína sem comer animais, mas esta não deve ser a única preocupação dos vegetarianos ou adeptos de uma dieta vegan. Embora existam muitas vantagens em se adotar uma dieta vegetariana, é sempre importante assegurar o consumo diário de vitaminas e minerais.

Mas se é fácil consumir proteína de origem vegetal, por vezes nem sempre é fácil conseguir as várias vitaminas e minerais nas frutas, verduras e legumes, como diz o site da revista Health. 

As vitaminas D e B12, por exemplo, são quase exclusivas de produtos de origem animal. Mas nem tudo está perdido, afinal, quem segue uma alimentação ovo-lacto-vegetariana tem sempre a possibilidade de obter os nutrientes nos ovos e nos produtos à base de leite.Eis algumas das principais fontes de micronutrientes.

Cálcio – Tofu, brócolis, vegetais de folha verde.

Ferro – Feijões, lentilhas, ervilhas-torta, espinafre, frutos secos. [de salientar que a absorção de ferro via produtos de origem vegetal deve ser acompanhada do consumo de alimentos ricos em vitamina C, como os citrinos ou o pimento].

Vitamina D – Sol, cogumelos e cereais de café da manhã fortificados.

Vitamina B12 – Cereais de café da manhã fortificados.
Ácidos gordos ômega-3 – Óleo de nozes, sementes e óleo de linhaça e sementes e óleo de abóbora.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: