SENTE DORES NA COLUNA DURANTE O TRABALHO? VEJA COMO CORRIGIR A POSTURA (GN - SAÚDE)

Veja


Já chegou em casa após o trabalho queixando-se de dor nas costas? Saiba que a postura errada é uma das principais causas de lesões na região lombar e que pode ser prevenida com algumas mudanças de hábito durante o expediente. 


De acordo com o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS), dor na coluna é o principal motivo de afastamento do trabalho e segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), oito em cada dez pessoas sofrerão desse mal. Para esclarecer as principais dúvidas sobre o assunto o ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, Dr. Marcello Zaboroski aborda o tema.“Quem trabalha mais de quatro horas na mesma posição, seja sentado ou em pé, geralmente, apresenta dores na coluna, além de má circulação, edemas e incômodos nas articulações dos membros inferiores”, explica o ortopedista do Hospital e Maternidade São Cristóvão, dr. Marcello Zaboroski. Quem trabalha com o uso frequente do computador, pode sofrer com tendinites (inflamação dos tendões).

Segundo o especialista, para impedir esses desconfortos e garantir melhor produtividade nas tarefas, o ideal é realizar uma pausa a cada 40 minutos e se movimentar com alongamento ou ginástica laboral (prática de atividade física realizada coletivamente no ambiente de trabalho). “Ao sentar-se, observe se a cadeira está regulada de acordo com sua altura. A postura correta quando estiver sentado é com as costas apoiadas, o quadril e joelhos flexionados em ângulo de 90 graus, e os pés sobre o chão” ensina o ortopedista do São Cristóvão.Nos casos em que o funcionário exerce suas funções a maior parte do tempo em pé, deve-se evitar posições que flexionem a coluna, “ficar em pé por um longo período prejudica a região lombar e pernas. Por isso, além de realizar alongamentos musculares, aconselha-se vestir meias elásticas de suave compressão, não afetando, assim, o sistema circulatório e prevenindo o aparecimento de edemas”, esclarece dr. Marcello.

Outro fator que pode provocar reações negativas em nosso corpo é o estresse. Cefaleias, torcicolos, gastrite, hipertensão arterial, infarto do miocárdio e queda na imunidade são algumas das manifestações do organismo que alertam a necessidade de se repensar em nossa rotina de trabalho. “Para fugir das tensões do dia a dia, procure trabalhar em um ambiente saudável, tente não exagerar no uso do café e, sempre que possível, mantenha o corpo em movimento. Aproveite os momentos de lazer. Nosso bem-estar depende de hábitos saudáveis para o corpo e mente”, finaliza o especialista.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: