PAPA PEDE AOS JOVENS QUE SE REBELEM PARA QUE AS COISAS MUDEM (GN - INTERNACIONAL)

Veja


A juventude de todo mundo recebeu nesta quinta-feira (28) o papa Francisco no primeiro ato oficial da Jornada Mundial da Juventude, na Polônia, durante o qual pediu aos jovens que se “rebelem”, questionem, sonhem, e evitem “os vendedores de fumaça” e de “falsas ilusões”. 


“É lindo e me conforta o coração vê-los tão revoltados”, afirmou o papa latino-americano, ao falar em italiano aos 600.000 jovens reunidos no enorme parque de Błonia, no centro de Cracóvia. “É estimulante escutá-los, compartilhar seus sonhos, suas perguntas e seu desejo de se rebelar contra todos aqueles que dizem que as coisas não podem mudar”, confessou diante de uma multidão heterogênea, que escutava a tradução nos fones de ouvido. 

“As coisas podem mudar. Não é verdade?”, perguntava o papa aos jovens, que em coro respondiam “sim”, “sim”. Como ocorreu em outras ocasiões, o papa se inspirou no célebre discurso de Martin Luther King “Eu tenho um sonho”, a favor dos diretos para os negros, para sacudir as mentes dos jovens dos cincos continentes e convidá-los a “sonhar”. “Vocês são capazes de sonhar?”, improvisou o pontífice que falou também da dor que sente ao encontrar jovens “que se aposentaram antes do tempo”, que “jogaram a toalha antes de começar a partida”, que estão “entregues antes de jogar”, que “estão aborrecidos e aborrecem”, confessou. 

Em seu discurso, o papa pediu às novas gerações que escolham “uma vida plena” com Jesus Cristo, ao invés da “vertigem alienante” e as “falsas ilusões”, que “na minha terra natal chamaríamos de ‘vendedores de fumaça'”, explicou sem afirmar se falava sobre traficantes de droga. “No final, acabam pagando e pagando caro”, advertiu. O papa chegou na alegre cerimônia de boas-vindas a bordo de um bonde elétrico com um grupo de crianças com deficiência, debaixo de um persistente chuvisco. 

Veja mais AQUI.

(AFP)

Nenhum comentário: