O SEGREDO PARA CONSEGUIR BOAS AMIZADES É O SORRISO, DIZ ESTUDO (GN - ESTUDO)

Veja


Segundo uma pesquisa feita Universidade da Califórnia, nos Estados Unidos, o segredo para se conseguir boas amizades é sorrir! 


Esse resultado vem para reforçar ainda mais a necessidade de se ter uma boa saúde bucal e dentes perfeitos, afinal, o sucesso da sua vida social pode estar dependendo da qualidade e da sinceridade do seu sorriso. Para chegar a esse resultado foram realizados dois testes separadamente. 

No primeiro foram analisados 66 casais e como eles reagiam as emoções positivas de seus parceiros durante momentos afetivos, de brincadeira e de discussão. Depois, os pesquisadores observaram 91 mulheres enquanto elas assistiam a vídeos emotivos na companhia de um colega ou de um estranho. 

No caso dos casais, os cientistas perceberam que os sentimentos positivos foram percebidos mais rapidamente pelos parceiros do que os negativos. Já no teste do vídeo, as pessoas que não se conheciam ou tinham uma relação mais distante se aproximaram ao verem as outras demonstrando suas emoções. Com esses resultados, os pesquisadores concluíram que as pessoas costumam se conectar mais com emoções e expressões positivas e o sorriso é a principal feramente para isso. Já quando estamos transmitindo, mesmo que sem dizer uma palavra, mágoa, tristeza ou raiva, costumamos afastar as pessoas da gente.

Intimidade: Para Camila Castro, cirurgiã-dentista especializada em Endodontia e membro da Associação Brasileira de Halitose (ABHA), um bonito sorriso vai além de transmitir apenas coisas positivas. “O sorriso é um convite a entrar na intimidade de alguém, por isso é comum as pessoas utilizarem o termo “cartão de visita””, diz a especialista. Ainda segundo Camila, diversas pesquisas comprovaram que ao sorrir nosso cérebro libera serotonina e endorfina, substâncias que são responsáveis pelas sensações de prazer e felicidade, o que acaba por refletir em nossa saúde física, mental e psicológica. Ou seja, sorrir também faz bem a saúde!

Sem falsidade: Os resultados da pesquisa ainda revelaram que sorrisos falsos não enganam ninguém, pois as pessoas são capazes de identificar quando ele é forçado e isso as afasta ainda mais, uma vez que a falsidade está entre os sentimentos mais repulsos que existe.

Importância de um sorriso bonito: mas para sair por aí sorrindo para todo mundo é importante que a pessoa se sinta bem de fato e goste do visual do seu sorriso. “A satisfação pessoal em ter um belo sorriso associado a tranquilidade do bem-estar de um bom hálito torna o indivíduo mais confiante, otimista e feliz. Já a insatisfação com o sorriso causa um impacto negativo na vida do indivíduo”, diz a especialista. Segundo Camila, pessoas que não gostam do próprio sorriso apresentam uma maior dificuldade de sorrir e se mostram mais preocupadas com o que os outros irão pensar. 

“Nessa linha de raciocínio cada vez mais as pessoas têm buscado a saúde e a estética de seus sorrisos, afinal quem sorri mais tem maior autoestima, se cuida mais, marca mais presença por onde passa e claro, cativa mais amizades”, diz a especialista.

O sorriso perfeito: O sorriso perfeito deve levar em conta a relação harmônica entre dentes (tamanho, cor e forma) gengiva e face de cada pessoa, Mas engana-se quem pensa que os sorrisos perfeitos são só aqueles esteticamente mexidos no dentista. “Essa busca incessante por sorrisos extremamente brancos e alinhados nem sempre resulta em sorrisos deslumbrantes. Estudos apontam que a maioria dos sorrisos bonitos são os naturais que não são necessariamente simétricos e uniformes”, diz Camila.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: