EXAME DE SANGUE PODE AJUDAR A EVITAR USO EXCESSIVO DE ANTIBIÓTICOS (GN - SAÚDE)

Veja


Um exame de sangue barato poderá dizer aos médicos se uma infecção é causada por um vírus ou por uma bactéria, ajudando a prevenir a prescrição indevida de antibióticos, disseram pesquisadores. 


O teste de diagnóstico, descrito na revista científica americana "Science Translational Medicine", está sendo desenvolvido pela Escola de Medicina da Universidade de Stanford, na Califórnia. "Várias vezes você não pode dizer que tipo de infecção alguém tem", disse o autor principal do estudo, Timothy Sweeney, pesquisador no Instituto Stanford para Imunidade, Transplante e Infecção. "Na clínica, uma infecção bacteriana ou uma infecção viral com frequência parecem exatamente iguais", completou Sweeney.

O novo teste, que ainda não está no mercado, funciona através da identificação de sete genes humanos cuja atividade muda durante uma infecção, e cujo padrão de atividade pode revelar se uma infecção é bacteriana ou viral. Até agora, exames desse tipo analisavam alterações em centenas de genes, o que os torna mais custosos, de acordo com os pesquisadores. 

A ideia do novo estudo surgiu a partir de uma pesquisa publicada no ano passado que mostrou "uma resposta comum do sistema imunológico humano para vários vírus que é distinta daquela para infecções bacterianas", disse o autor Purvesh Khatri, professor assistente de medicina. Se pesquisas futuras mostrarem que o método funciona e tem um bom custo-benefício, o exame poderá ser uma ferramenta útil para prevenir o aumento de bactérias resistentes a antibióticos. Muitas vezes, os pacientes recebem prescrições de antibióticos porque os remédios são baratos. "Se nós realmente queremos fazer a diferença, o nosso exame tem que ter um custo-benefício melhor que o do próprio medicamento", disse Khatri. 

Bactérias resistentes aos antibióticos são responsáveis por dois milhões de doenças e 23.000 mortes por ano nos Estados Unidos. Ao mesmo tempo, uma em cada três prescrições de antibióticos em instalações médicas no país é desnecessária, de acordo com estudos recentes. O uso excessivo e inadequado de antibióticos aumenta a resistência de bactérias a estas drogas, e especialistas afirmam que o fenômeno indica um cenário catastrófico onde não conseguiremos tratar diversas infecções. 

O novo exame deve ser submetido a ensaios clínicas, uma vez que a maioria das pesquisas até agora tem focado em conjuntos de dados digitais pré-existentes sobre a expressão gênica de vários pacientes. O teste de identificação de sete genes mostrou resultados precisos em amostras de sangue de 96 crianças gravemente doentes. Antes do exame poder chegar ao mercado, ele também deve ser incorporado a um dispositivo que pode dar um resultado em uma hora ou menos, disseram os pesquisadores. 

(Bem Estar)

Nenhum comentário: