DEFENSORIA PEDE VISTORIA SANITÁRIA NA DELEGACIA DE DELMIRO GOUVEIA/AL (GN - SERTÃO DE AL)

No local, um preso foi diagnosticado com tuberculose.
Dez presos suspeitos de estar com o vírus foram transferidos da delegacia
(Foto: Reprodução/TV Gazeta)


A Defensoria Pública do Estado de Alagoas informou, nesta quinta-feira (28), que solicitou uma vistoria sanitária na Delegacia Regional de Delmiro Gouveia à Secretária de Saúde da cidade. No local, um suspeito foi diagnosticado com tuberculose, e outros dez detentos foram transferidos.


O órgão afirma que o ofício foi enviado na última quarta-feira (27), após a constatação de problemas estruturais e higiene encontrados pelo defensor público Wagner Pinto, durante uma vistoria realizada na unidade.

A defensoria relatou ainda que, no ofício enviado, Pinto pede que sejam averiguadas as condições do banheiro, falta de água potável, lotação de presos, presença de mofo, limpeza das caixas d'água, infiltração, registro de dedetização, alimentação e doenças infectocontagiosas dos detentos, além da instalações elétricas.

"Pretendemos verificar se ainda persistem os problemas estruturais e de higiene encontrados pelo defensoria durante vistoria realizada nos dias 14 e 15 de abril na qual resultou o ajuizamento da ação Civil pública com o objetivo de interditar a carceragem da delegacia e compelir a construção de uma casa de custódia no município", Wagner Pinto.

Transferência

A Polícia Civil informou ao G1, nesta quinta, que 10 presos suspeitos de estar com a doença foram transferidos da delegacia de Delmiro. Eles foram distribuídos para o Presídio do Agreste e para a Casa de Custódia de Arapiraca que, segundo os policiais, tem alas de enfermaria para cuidar dos enfermos.

O chefe de operações da delegacia, Flávio Moreira, explicou que a remoção dos detentos, realizadas na quarta e quinta-feira, foram feitas de forma improvisada, em duas viaturas, uma da Polícia Civil, e a outra da Polícia Militar.

"Não recebemos o apoio de ninguém para fazer isso. Apoio mesmo só acontece no papel. Agora, aguardamos para saber como o restante vai ser transferido", disse o chefe de operações.

Turbeculose

Segundo o Ministério da Saúde, a tuberculose (TB) é uma doença infecciosa e transmissível que afeta prioritariamente os pulmões. A doença é curável, mas de fácil contágio. A prevenção inclui evitar aglomerações, especialmente em ambientes fechados, mal ventilados e sem iluminação solar. A tuberculose não se transmite por objetos compartilhados.

Por: G1

Nenhum comentário: