ATENÇÃO MÃES - É PROIBIDO AMAMENTAR OS BEBÊS COM DENGUE, FEBRE E ZIKA? DESCUBRA (GN - SAÚDE)

Veja


Muitas mulheres ficam muito preocupadas em saber se podem amamentar quando ficam doentes. 


Afinal, mesmo que estejam com um leve resfriado, as mães se apavoram somente com a possibilidade de contaminar o bebê. Por isso, nesta matéria tiramos todas as dúvidas sobre o dar o leite materno estando com gripe, febre, dengue e zika vírus.

Posso amamentar se estiver com febre? Se sentir febril não impede que você dê o leite materno ao bebê, como explica a ginecologista e obstetra Maria Elisa Noriler. É preciso, entretanto, uma rápida identificação das causas da febre. "Quando a pacientes está com febre, precisa ser examinada para se diagnosticar qual é a origem da febre, mas não há contraindicação absoluta para não amamentar. Ela só precisa ser bem avaliada".

É perigoso para o bebê amamentar se estiver com dengue ou Zika? Ainda de acordo com a médica, mulheres que contraem dengue podem, sim, amamentar. "Os anticorpos é que são passados pelo leite e não a doença, então, se a puérpera não estiver muito debilitada pode amamentar, sim". Em relação ao Vírus da Zika, a Recomendação da Organização das Nações Unidas (ONU) no Brasil garante que mulheres que têm zika vírus também podem amamentar. "As mães com infecção suspeita, provável ou confirmada pelo vírus, durante a gravidez ou depois do parto, devem receber o apoio profissional dos cuidadores para iniciarem e manterem a amamentação, como todas as outras mães", afirmou a entidade em seu site. A orientação é a mesma se o bebê está ou tem indícios de estar infectado.

Amamentação com sintomas de gripe ou resfriado, posso infectar meu bebê? De acordo com pediatra e neonatologista Jorge Huberman, a mãe gripada pode e deve continuar amamentando: o vírus da gripe não é transmitido pelo leite materno. "O leite materno é na verdade um grande protetor do bebê que tem, inclusive, substâncias que o ajudarão a se proteger". O especialista reforça que a gripe só é transmitida por secreções que saem na tosse ou no espirro.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: