CUIDADOS BÁSICOS COM A HIGIENE DIMINUEM INCIDÊNCIA DE DOENÇAS NO INVERNO (GN - SAÚDE)

Veja as dicas


Alergias, resfriados e infecções respiratórias, como pneumonia, bronquite e rinite, são as doenças mais comuns no inverno. 


A explicação para o aumento de casos está na queda de temperatura combinada com a baixa umidade do ar. Mas você sabia que, com alguns cuidados, é possível diminuir as chances de ser acometido por um destes problemas? É o que explica a pediatra do Complexo Hospitalar Edmundo Vasconcelos, Sonia Liston.“É fundamental a hidratação das mucosas nasais com soro fisiológico e a limpeza das mãos com álcool gel, água e sabão depois de tossir ou espirrar, após usar o banheiro, antes de comer e de tocar os olhos, boca e nariz”, alerta a especialista. 

“São procedimentos simples, mas que fazem toda a diferença”, complementa. De acordo com Sonia Liston, os vilões da saúde muitas vezes são os lugares mais frequentados pela população, de uma maneira geral, como shoppings centers e supermercados. Além dos transportes públicos e outros locais onde há um grande aglomerado de pessoas.“Eles facilitam a transmissão de doenças respiratórias, como a gripe. O pior é quando um indivíduo se encontra com imunidade baixa, podendo ter sérios riscos de desenvolver uma pneumonia no organismo”, afirma.

Aconselha-se ainda redobrar a atenção com os cuidados de crianças e idosos, o grupo de maior risco para contaminação em casos de gripe e resfriado. “Nossa maior recomendação é fazer a imunização contra a gripe todo ano, porque diminui a gravidade da doença e as chances de complicações no futuro”, reforça a pediatra.

Por: Voz da Bahia

Nenhum comentário: